Real Time Web Analytics

22 de jul. de 2014

Xixi, xiiiiii....

Cheguei em casa dia destes e peguei a minha gata Olívia absolutamente no pulo, fazendo seu xixi na almofada! Quando ela me viu, saiu em disparada! Interessante que ela sabia muito bem que estava fazendo algo que era errado, porque ao contrário, terminaria a travessura tranquilamente.
Bem, fui olhar de perto o estrago na almofada e ao levantá-la a surpresa foi ainda maior, tinha um rio de xixi entre o vão do sofá que é modular!

bagunça gatos arteiros comportamento felino urina xixi fora do lugar doenças urinárias

Eis a autora do xixi bem escondida numa caixa após ser pega no flagrante e correr loucamente pela casa!
bagunça gatos arteiros comportamento felino urina xixi fora do lugar doenças urinárias

Bem, o fato ainda que tragicômico deve ser levado a sério não como uma travessura, mas sim bem observado, principalmente se não é comum no comportamento do animal e derepente começa a ocorrer, pois pode ser sinal de alguma doença.  Ainda que alguns gatos (mais os machos, mas femeas também) urinem para demarcar território, geralmente animais não castrados, este comportamente deve despertar preocupação pelo tutor. Fique atento ao seu animal, pois doenças urinárias e renais são graves e podem levar o animal rapidamente a morte.
Vou citar um exemplo que aconteceu com a própria Olivia. Em meados de 2011 ela começou a urinar com frequência em lugares incomuns, como sofás, cama, poltronas e no decorrer notei que ela ia ao local, urinava pouquinho e saia. Outras vezes urinava bastante. Levei-a ao veterinário e foi constatado que ela estava com uma pedra (enorme) na bexiga. então conforme ela se movimentava a pedrinha que bloqueava a saida da urina, por vezes de deslocava e deixava sair o xixi sair"normalmente". No caso dela a opcão foi a cirurgia, e a pedrinha retirada, era realmente grande, lembrava muito uma lentinha. Neste caso ai da foto, é sem vergonhice mesmo! Ela desde que chegou sempre foi de dar umas escapadinhas mijônicas na casa! Mas mesmo assim estou de olho na mocinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário