Real Time Web Analytics

24 de jan. de 2014

Adeus Pulgas!

As pulgas, Ah! As pulgas... estas minúsculas parasitas infelizes causam muito incômodo tanto para os animais quanto para os tutores. No verão a incidência aumenta muito e não há  friponil  que resolva.

Buscando alternativas, menos tóxicas que os anti-pulgas industrializados, para eliminar este problema encontrei algumas dicas muito interessantes e nada mirabolantes. Eu particularmente tenho receio de fórmulas que são divulgadas pela internet e feitas com ingredientes prá lá de estranhos, como por exemplo pedras de cânfora... sei não viu...

 Identificando se há pulgas em seu pet - clique na imagem para ampliar
 
Mas voltando as dicas boas, no site Bicho Integral tem a transcrição de uma fórmula que segundo o texto é da Dra. Karen Becker, foi traduzida e experimentada pela Dra. Sylvia Angélico (do site Cachorro Verde) e a autora do site Bicho Integral acrescentou o óleo de neem para melhorar a ação da composição contra carrapatos e  mosquitos, incluindo-se o da leishmaniose.

Fórmula para proteger cães e gatos contra pulgas, carrapatos e alguns mosquitos:

- óleo essencial de capim-limão ...........    4%          
- óleo de canela......................................   1%
- óleo de gergelim.................................    1%
- óleo de rícino......................................  0,5%
- óleo de neem ....................................   3-5%
- veículo spray aquoso sem conservante q.s.p ............ 250ml

A mistura deve ser agitada e aspergida sobre todo o corpo do animal, massageando concomitantemente pra que se espalhe de forma adequada. Como não há efeito residual longo deve-se utilizar a mistura 2 ou até 3x/semana para que seu efeito seja realmente eficaz. Portanto as quantidades que serão usadas por mês devem ser calculadas em cima do porte do animal.
O uso de conservantes químicos na fórmula aumenta em média uns 2 meses na validade da fórmula. Na formulação sem conservantes o óleo de canela que faz essa função, mas também podemos acrescentar o óleo de orégano e o de tomilho com excelente ação antimicrobiana. Nesses casos, 1% seria suficiente.

 Ainda neste site maravilhoso uma tem as sugestões de produtos homeopáticos do Laboratório Arenales, que copiei abaixo e já esta linkado a lojinha do Bicho Integral.
  1. Fator P&P Animal Glóbulos® - indicado para controle de pulgas (Ctenocephalides) em cães e gatos.
  2. FatorEctoCão® - indicado para o controle complementar de carrapatos (Rhipicephalus sanguineus), berne (larvas de Dermatobia hominis), moscas de orelha (Stomoxys calcitrans) e erliquiose (Ehrlichia canis) no cão. Pode ser administrado em animais de qualquer idade ou raça e inclusive em fêmeas prenhes ou em lactação.
  3. Fator P&P Animal Talco® - indicado para o controle de pulgas (Ctenocephalides) em cães e gatos.
  4. Fator Vermes Pet® - indicado no controle de vermes (parasitas intestinais) de cães e gatos.
  5. Fator Diprotozoo® - Medicamento Complementar no controle de Amebíase, Cryptosporidiose, Giardíase, Isosporose e Preventivo na Dirofilariose em cães e gato

* O suplemento Estibion Plus Neem parece bem interessante também, segundo o site ele mata pulgas e carrapatos em cães e gatos. Onde comprar: pet shops, agropecuárias ou na internet.

Além destes tem a sugestão de produtos a base de Citronela que podem ser encontrados no site Ecorepelente.


Fonte: Bicho Integral - Fórmula clique aqui , Produtos Arenales aqui e aqui e Mãe de Cachorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário